terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Os benefícios da leitura para a psiquê humana



Hey, passageiros! Tudo bem com vocês? 
Hoje o post é bem especial e mistura duas das coisas que eu mais amo na vida: literatura e psicologia!
Todos nós já passamos por alguma situação difícil em nossas vidas. Momentos de perda, dor, sofrimento, estresse, situações específicas que nos provocam uma sensação de angústia inexplicável. Isso sem falar na tal da ansiedade! Esse é um bixinho cruel que vira e mexe fica nos perseguindo, já repararam?? 
Mas a boa notícia é que está cientificamente comprovado que a leitura é a mais útil ferramenta para baixar os níveis de estresse e ansiedade do organismo. 
Sabiam disso???
O mecanismo por trás desses benefícios é que enquanto lemos, nosso cérebro é "obrigado" a se concentrar nas palavras e no significado delas, desviando o foco daquilo que está nos deixando ansiosos e irritados. Nossa mente entra em um estado de imaginação e criatividade, pois começa a "viajar" para aquele mundo literário no qual nossos problemas não podem nos alcançar. 
Um estudo recente, coordenado pelo neuropsicólogo britânico David Lewis (sobrenome bem sugestivo, não acham? hahaha) colocou em questão algumas atividades para avaliar o quanto poderiam ser relaxantes, sendo elas: música, leitura, jogos, tomar chá ou café e passear. 
E o mais surpreendente foi que, dentre todas as opções, a leitura foi a atividade que mais apresentou resultados favoráveis, reduzindo a ansiedade e o estresse em até 68%!!!
Vejam que arma poderosa nós temos em mãos!!! 
E além de tuuuudo isso que já falamos, a leitura também é um poderoso estimulante para o cérebro, já que trabalha várias áreas diferentes dele ao mesmo tempo. É um exercício para a memória, para o raciocínio, a imaginação e claro, o coração!! 



Então, não esqueçam:

Ler é um super poder contra a ansiedade e o estresse;

Estimula a memória e o raciocínio;

Aumenta o vocabulário e enriquece os processos de linguagem; 

Eleva a auto-estima e estimula a imaginação;

Com um livro na mão, nunca estamos sozinhos; 

Alivia tensões sob os músculos e acalenta o coração;

As palavras são pequenos remédios para a alma.


É isso aí, passageiros!! Por hoje é só. Boas leituras para todos vocês! 

Um beijo e um queijo! E até a próxima! 


*Referências do estudo citado: 
Levy, Camille. Lutar contra o stresse em 10 pontos. Editora Fv Éditions. 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário